terça-feira, 19 de janeiro de 2010

As Ciências Forenses no Panorama Nacional

Em Portugal existem, muitos especialistas que são reconhecidos internacionalmente a nível desta área científica. Exemplos de nomes marcados pela excelência nas mais diversas áreas: Drª. Eugénia Cunha (Antropóloga), Dr. Álvaro Lopes (doutorado em Toxicologia), Dr. J. Pinto da Costa e Dr. Duarte Nuno Vieira.

Carreiras Profissionais
No caso de Portugal, apesar de ser uma área com uma empregabilidade relativamente baixa quando comparada com outros cursos, começam a existir algumas licenciaturas e especializações relacionadas, umas mais específicas, outras menos. No entanto com elevadas taxas de ocupação das vagas.

Profissões em Análise
Muitas são as profissões associadas à investigação criminal e forense, tais como Inspector da Polícia Judiciária (PJ), Coordenador de Investigação Criminal da PJ, especialista em balística, analista de áudio e imagem ou de cabelos e fibras.
Quanto ao Instituto de Medicina Legal, lá trabalham: médicos legistas, farmacêuticos, antropólogos, médicos dentistas, bioquímicos, químicos, biólogos, técnicos de diagnóstico e terapêutica, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, juristas, especialistas em psiquiatria, ortopedia e neurologia.

Cursos e Saídas
Existem cursos no nosso país na área da criminalidade. É o caso da primeira licenciatura em Criminologia, que arrancou no ano lectivo 2006/2007, na Faculdade de Direito da Universidade do Porto.
Este curso, único em Portugal, tem como objectivo ir ao encontro da criminologia moderna, enquanto estudo pluridisciplinar do fenómeno criminal, e proporcionar aos estudantes uma formação prática e aplicada num vasto conjunto de ciências e saberes como o Direito, a Psicologia, a Sociologia, a estatística, as Ciências Forenses ou Métodos de Investigação Cientifica.
Quanto às saídas profissionais: os futuros criminólogos portugueses poderão trabalhar em conjunto com as forças policiais ou no sistema prisional, em serviços de reinserção social, centros de acolhimento e de assistência a vítimas, centros educativos para menores delinquentes e tratamento da toxicodependência e projectos de investigação científica.

Sem comentários:

Enviar um comentário