terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Áreas da Ciência Forense

Dependendo do tipo de casos e das características do meio em que são cometidos, a equipa de investigadores varia, sendo constituída por especialistas nas mais diversas áreas.


Remover formatação da selecção

Antropologia

A Antropologia Forense é a aplicação da Antropologia, Biologia e da Osteologia (Estudo do Esqueleto humano) em situações em que o corpo encontra-se num grande grau de decomposição.

Os antropologistas forenses ajudam na identificação de cadáveres que se encontram: decompostos, mutilados, queimados ou que sejam impossíveis de reconhecer, podendo desvendar a idade que tinham quando morreram, a sua altura, sexo, tempo decorrido desde a morte, doenças e lesões traumáticas para determinar a causa de morte do indivíduo.

Antropologia é a ciência preocupada com o factor humano e suas relações. A divisão clássica da Antropologia distingue Antropologia Social e Antropologia Física. Na ciência forense é utilizada a Antropologia Física.

Entomologia

A Entomologia Forense consiste no estudo de insectos, aracnídeos, crustáceos e muitos outros tipos de animais com propósitos forenses.

Estes estudos permitem descobrir a data e local da morte ao analisar os animais encontrados na vítima, bem como os ovos que podem ter depositado nesta.

Odontologia

A Odontologia Forense consiste na análise e avaliação de provas com carácter dentário podendo desvendar a idade e a identidade da pessoa a quem pertencem os dentes. Outro tipo de provas dentárias pode ser as marcas de mordeduras deixadas na vítima ou no assassino ou num objecto deixado na cena do crime.

Os dentes são estruturas fundamentais à identificação médico-legal, devido à sua resistência e especificidade. A identificação através dos dentes permite o estudo dos aspectos assinalados para a Antropologia Forense, através de métodos de reconstrução e comparação.

Patologia

A Patologia Forense é a área da Ciência Forense mais preocupada em determinar a causa da morte de uma vítima. O médico patologista realiza uma autópsia à vítima de forma a determinar a causa da morte desta, o que foi utilizado para a propiciar, bem como descobrir mais provas que levem ao assassino e em certos casos determinar a identidade da vítima.

Toxicologia Forense

A Toxicologia Forense é a ciência que estuda os efeitos nocivos das substâncias químicas no mundo vivo.

- É multidisciplinar, pois engloba conhecimentos de Farmacologia, Bioquímica, Química, Fisiologia, Genética e Patologia, entre outras;

- Esta ciência identifica e quantifica os efeitos prejudiciais associados a produtos tóxicos, ou seja, qualquer substância que pode provocar danos ou produzir alterações no equilíbrio biológico;

- A toxicologia forense tem, como principal objectivo, a detecção e identificação de substâncias tóxicas;

Desta maneira, é possível obter pistas relativamente a envenenamentos, intoxicações, uso de estupefacientes, entre outros. É a partir desta área que, muitas vezes, é descoberta qual a causa da morte do indivíduo em questão.

Criminologia

A criminologia é uma ciência empírica que se ocupa do crime, do assassino, da vítima e do controlo social dos delitos.

Baseia-se na observação, nos factos e na prática, mais que em opiniões e argumentos, é interdisciplinar e, por sua vez, formada por outra série de ciências e disciplinas, tais como a biologia, a psicopatologia e a sociologia.


Sem comentários:

Enviar um comentário